Projetos

coleta seletiva e logística reversa

Cooperativa de Reciclagem Crescer

Constituída pela Eco Cultural em 2006, surgiu a necessidade que a região de Pirituba tinha de ter uma pessoa jurídica formada por empreendedores individuais organizados e legalmente constituídos numa cooperativa com a finalidade de coletar, segregar e comercializar materiais recicláveis, minimizando os impactos ambientais na disposição final dos resíduos sólidos.

A Cooperativa Crescer atende o tripé da sustentabilidade, solucionando questões sociais, econômicas e ambientais.

COOPERATIVA DE RECICLAGEM Recicla Catanduva

A Eco Cultural, em parceria com Damha Urbanizadora, constituiu a Cooperativa de Reciclagem Recicla Catanduva e realizou assessorias técnicas em resíduos sólidos. Acompanhe abaixo todas as ações realizadas e registros:

1. Firmar parceria estratégica com a Federação Paulista de Cooperativas de Reciclagem – Fepacoore.

2. Capacitar pessoas para exercerem a função de agente ambiental e separador de resíduos sólidos recicláveis;

3. Realizar treinamento sobre os Conceitos, Fundamentos e Princípios do Cooperativismo;

4. Orientar e acompanhar a elaboração do Estatuto Social da Cooperativa;

5. Orientar e acompanhar a elaboração da Ata de Constituição e Eleição da Diretoria e Conselho Fiscal;

6. Orientar e acompanhar o levantamento da documentação necessária para registro na Jucesp (Junta Comercial de São Paulo);

7. Treinamento / Palestra – Educação Ambiental voltada para a Coleta Seletiva. Substituído pela sugestão de layout produtivo;

8. Sugerir modelo de termo de cooperação técnica entre cooperativa e instituto Cáritas.

Cooperativa de Reciclagem esperança

No ano de 2015, a Eco Cultural realizou uma consultoria técnica em produção, logística e cooperativismo para o Município Cidade Ocidental, em Goiás, na Cooperativa Esperança. Confira registros do momento:

COOPERATIVA DE RECICLAGEM AMIGOS DA NATUREZA

Assessoria e Consultoria Técnica e constituição da Cooperativa Amigos da Natureza na cidade de Olímpia – SP, em parceria com a Fepacoore – Federação Paulista de Cooperativas de Reciclagem e Prefeitura Municipal de Olímpia, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Confira os registros:

Projeto DGRV Cooperativas

A Eco Cultural, em parceria com a Organização das Cooperativas da Alemanha – DGRV (Deutscher Genossenschafts- und Raiffeisenverband e.V.), FEPACOORE – Federação Paulista de Cooperativas de Reciclagem e Rede Sul de Cooperativas e OCESP/SESCOOPSP – Serviço Nacional de Aprendizagem Cooperativista de São Paulo, realizou o projeto DGRV Cooperativas, com o propósito de melhoria da capacidade produtiva e aprimoramento da operação de cooperativas de São Paulo. 

Para tal intuito, foram conduzidos estudos visando identificar áreas passíveis de melhoria contínua e aprimoramento de processos. Para este fim, foram utilizados indicadores de produção e logística como critérios de avaliação, visando mensurar o impacto sem a necessidade de investimentos financeiros adicionais em nenhuma das unidades envolvidas.

O estudo foi realizado em 4 centrais de triagem, com a colaboração da equipe de agentes ambientais (cooperados) da unidade, lideranças e equipe técnica e administrativa. Para cada uma das cooperativas, foram realizadas análises sobre suas características, aspectos administrativos, foi também efetuado um estudo de caso e apresentado uma proposta de ação. Confira as unidades participantes:

Cooperativa - Coopere centro

Bairro do Canindé, distrito do Pari, região central da capital paulista

Cooperativa - Coopercaps Paraisópolis

Vila Andrade, bairro de Paraisópolis, zona sul da capital paulista

Cooperativa – Coopermiti

Bairro Parque Novo Mundo que pertence ao Distrito Vila Maria, na zona norte da capital paulista

Cooperativa - Vira-Lata

Bairro Jardim Olímpia, zona oeste da capital paulista